Deputados discutem emendas e votação da PEC

Compartilhe:

Por Aldaci de Souza – Rede Alese


Será votada nesta quinta-feira, 19, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe a Proposta de Emenda à Constituição, alterando o artigo 30 da Constituição Estadual, adequando à Nova Previdência aprovada no Congresso Nacional. Com isso, o assunto principal na manhã desta quarta-feira, 18, na Alese foi a votação dessa PEC e a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLC) da Previdência, que deverá ser votado no próximo dia 26 de dezembro. Os parlamentares também discutiram a apresentação de emendas, que pode ser feita até às 17h de hoje.


Iran Barbosa fala com sindicalistas

O deputado Iran Barbosa (PT) apresentou quatro requerimentos, sendo que dois pedem que a PEC que trata da aposentadoria dos servidores públicos, além de tramitar na Comissão de Constituição e Justiça, tramite também na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, além da comissão que trata da matéria previdência, para que possa ser discutida.

“Apresentei também um requerimento solicitando que a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, convide o professor-doutor Maurício Gentil Monteiro para que venha participar dos debates da comissão e discutir a matéria da PEC com todos nós”, afirma explicando que o seu mandato não estará apresentando nenhuma emenda.

Iran Barbosa apresentou ainda ao deputado-presidente da Alese, Luciano Bispo um requerimento para que ele não acolha o Projeto de Lei Complementar, lido no expediente de ontem. “Considero que o PLC é inconstitucional na medida em que fere o caput do artigo 40 da Constituição não trazendo os estudos técnicos, os estudos financeiros e os estudos atuariais sobre a previdência do nosso estado”, entende.

Oposição


Georgeo Passos aposta na aprovação de emendas

Os deputados têm um prazo até às 17h de hoje (18) para a apresentação de emendas na Secretaria-Geral da Mesa Diretora e o líder da oposição na Casa, deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), disse esperar que sejam aprovadas.

“Isso porque a gente quer que a Reforma da Previdência precisa ser muito discutida e esperamos que o governo entenda que nós estamos mexendo na vida de milhares de pessoas, que podem sofrer com as alterações nas regras. Esse é um tema que envolve 2 milhões e 200 mil habitantes, que em virtude do déficit da previdência, deixam de ter recursos para diversos serviços públicos”, acredita.



Georgeo Passos disse entender que o problema está sendo empurrado para frente e que precisa ser equalizado. “Os trabalhadores é que vão arcar com maior peso, porque vão ser cobrados. Mas esperamos que, com as emendas que serão apresentadas melhorando a questão da idade mínima, verificando a questão de quem vai contribuir enquanto inativo e aperfeiçoando as regras de transição, a gente possa ter uma votação mais tranquila, mesmo sabendo que vamos ter a resistência dos trabalhadores, o que é legítimo porque estão lutando pelos direitos deles”, enfatiza.

Situação


Zezinho Sobral solicita que reunião da CCJ comece mais cedo

O líder da situação na Alese, deputado Zezinho Sobral (PODE), solicitou aos colegas que a reunião na Sala de Comissões aconteça a partir das 9h.

“Como há a necessidade de a PEC passar pela Comissão de Constituição e Justiça, a gente está pedindo que a comissão se reúna antes do início da sessão ordinária, para que a gente delibere sobre o tema, prepare todo o material necessário com informações aos deputados cumprindo o regimento da Casa e com isso possamos dar início à votação com a posição efetivada da CCJ, para que a gente tenha tranquilidade na votação do primeiro turno da PEC nesta quinta-feira”, espera.




Paulo Pedrosa, presidente do Sindifisco busca o apoio de Zezinho Guimarães

Nas galerias, representantes de várias categorias, a exemplo dos professores, policiais civis, agentes penitenciários e auditores fiscais, acompanharam as discussões sobre a PEC e o PLC da previdência e aproveitaram para dialogar com parlamentares da oposição e da situação, demonstrando preocupação com a possibilidade de retirada de direitos.

Fotos: Jadilson Simões

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: Deputados discutem emendas e votação da PEC
Deputados discutem emendas e votação da PEC
https://1.bp.blogspot.com/-Ohycv6LYZLc/Xft9CSquSNI/AAAAAAAAHbA/_jWJDiCQD1089IbFBaejMNO0EGjWAi7ogCLcBGAsYHQ/s320/deputados_discutem_votacao-800x534.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-Ohycv6LYZLc/Xft9CSquSNI/AAAAAAAAHbA/_jWJDiCQD1089IbFBaejMNO0EGjWAi7ogCLcBGAsYHQ/s72-c/deputados_discutem_votacao-800x534.jpeg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/deputados-discutem-emendas-e-votacao-da.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/deputados-discutem-emendas-e-votacao-da.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar