FGTS e juro baixo animam consumo, mas desemprego e incerteza ainda impedem 'PIBão'

O comércio varejista ampliado avançou 4,3% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado; o setor de serviços, que inclui atividades como comércio, transporte, atividades financeiras e imobiliárias, também registrou aumento de 1,5% nessa comparação.

Compartilhe:


A queda dos juros básicos, que estão atualmente em 5% ao ano, o menor patamar da história do regime de metas de inflação, reanimou os empréstimos para pessoas e empresas e uma consequente alta do consumo entre julho e setembro deste ano. Além disso, o impulso dos saques de até R$ 500 do FGTS, que começaram a ser liberados em setembro e contam para o cálculo do PIB do terceiro trimestre, representaram um fôlego extra para o fim de ano dos consumidores.

Um "PIBão", no entanto, ainda está longe de tornar-se realidade para o Brasil. O desemprego alto, com 12,4 milhões de pessoas desocupadas, e a desaceleração da economia global e do comércio internacional, no entanto, permanecem como entraves para que a economia avance em ritmo acelerado.

O IBGE divulgou hoje que, entre julho e setembro, a economia brasileira superou em 1,2% o crescimento registrado no mesmo período do ano passado. Já em relação ao segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza produzida pelo país, aumentou 0,6%. No ano de 2019, o PIB registra um crescimento acumulado até setembro de 1,0%, percentual idêntico ao crescimento acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores a setembro de 2019.

Um dos principais motores desse crescimento no período foi o consumo das famílias, que registrou aumento de 0,8% no terceiro trimestre na comparação com um ano antes, e de 1,9% em relação ao trimestre anterior.

Na visão de economistas e analistas financeiros consultados pela BBC News Brasil, o desempenho positivo do PIB no terceiro trimestre pode representar um fôlego prolongado também para os últimos meses do ano, e 2019 pode terminar, nos cenários mais otimistas, com crescimento anual mais próximo de 2% do que de 1%.

"Parece ser uma economia que estava crescendo perto de 1% ao ano há muito tempo e agora, no terceiro trimestre está mais perto de 2%", afirma Luka Barbosa, economista do Itaú Unibanco, que diz que a atividade econômica segue em processo gradual de aceleração. "Projetamos crescimento do PIB de 1% em 2019 e 2,2% em 2020".


Consumo em alta, mas confiança ainda baixa
Os dados do IBGE confirmaram a expectativa dos economistas de que, em setembro, muitas famílias brasileiras arriscaram voltar às compras.

O aumento do consumo, refletindo o fôlego do FGTS somado aos juros e à inflação baixa, já aparecia em outros indicadores divulgados anteriormente pelo IBGE. O comércio varejista ampliado avançou 4,3% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado; o setor de serviços, que inclui atividades como comércio, transporte, atividades financeiras e imobiliárias, também registrou aumento de 1,5% nessa comparação. Até mesmo a indústria, que vem amargando um ano de encolhimento e redução das exportações, ganhou algum ânimo em setembro, crescendo 1,6% ante setembro do ano passado.

"Em novembro vimos várias notícias nos jornais dos varejistas declarando que as vendas surpreenderam, acima das vendas do ano passado, e eles esperam que não sejam só antecipação das vendas de dezembro", diz Miranda, da FGV. "Esse aumento do consumo está sendo atendido por importados e pela indústria nacional, que também mostra reação", diz Miranda, da FGV.

A economista da FGV explica que o clima de incerteza em relação à economia faz com que nem mesmo o dólar acima dos R$ 4, que seria uma boa notícia para os exportadores, seja suficiente para aumentar as vendas a ponto de compensar um ano de maus negócios. "Sabe-se que os efeitos das mudanças cambiais demoram a se fazer presentes, mas no incerto cenário atual mundial e do Brasil, essa demora se estende por um tempo mais longo".

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB associados, o efeito do FGTS sobre a economia de 2019 será "nada espetacular", em torno de 0,1 e 0,2 ponto no impacto total do PIB, mas acrescenta que o desempenho do PIB no terceiro trimestre é uma melhora interessante em relação aos trimestres anteriores, com sinais positivos para os próximos meses. "Os dados do PIB mostram um trimestre de transição entre uma economia muito fraca e uma com potencial de recuperação", analisa Vale.

Em comparação com as más notícias do primeiro semestre, os dados mostram um terceiro trimestre de "certa calmaria, sem grandes choques, com a reforma da Previdência aprovada na Câmara".

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: FGTS e juro baixo animam consumo, mas desemprego e incerteza ainda impedem 'PIBão'
FGTS e juro baixo animam consumo, mas desemprego e incerteza ainda impedem 'PIBão'
O comércio varejista ampliado avançou 4,3% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado; o setor de serviços, que inclui atividades como comércio, transporte, atividades financeiras e imobiliárias, também registrou aumento de 1,5% nessa comparação.
https://1.bp.blogspot.com/-CXyktFgkTGA/XeZZFGULlMI/AAAAAAAAHTc/wrbeG592CVEM6bWlqQYuGPLPJZJgmFHFgCLcBGAsYHQ/s320/_109981033_986993-aaa__abr2214-001.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-CXyktFgkTGA/XeZZFGULlMI/AAAAAAAAHTc/wrbeG592CVEM6bWlqQYuGPLPJZJgmFHFgCLcBGAsYHQ/s72-c/_109981033_986993-aaa__abr2214-001.jpg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/fgts-e-juro-baixo-animam-consumo-mas.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/fgts-e-juro-baixo-animam-consumo-mas.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar