Renan Calheiros se torna réu pela 1ª vez na Lava Jato

Por corrupção e lavagem de dinheiro Acusado por esquema da Transpetro Denúncia recebida por turma do STF

Compartilhe:

Sérgio Lima/Poder360


O senador Renan Calheiros (MDB-AL) se tornou réu por suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em esquema na Transpetro –subsidiária de logística e transporte da Petrobras. Esta é a 1ª vez que uma denúncia contra o emedebista baseada nas investigações da Lava Jato é aceita pela Justiça.

O acolhimento da denúncia foi definido nesta 3ª feira (3.nov.2019) pela 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), por 3 votos a 2. Votaram a favor da instauração do processo os ministros: Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no STF; Celso de Mello e Cármen Lúcia. Votaram contra os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Em seu voto (eis a íntegra), Fachin afirmou que o inquérito reuniu provas suficientes para a abertura do processo. “Ao contrário do que sustenta a defesa técnica do acusado, a denúncia não está amparada apenas em depoimentos prestados em colaboração premiada”, disse.

Receba a newsletter do Poder360
todos os dias no seu e-mail
seu e-mail

Segundo denúncia do MPF (Ministério Público Federal), de 2008 a 2010, Renan teria solicitado propina ao então presidente da Transpetro, Sérgio Machado, na forma de doações eleitorais a aliados políticos.

A propina, que teria totalizado R$ 150 mil, foi paga por meio de doação da empresa NM Serviços para o Diretório Estadual do MDB em Tocantins, em setembro de 2010, segundo a procuradoria.

Apesar de aceitarem a denúncia, os ministros da 2ª Turma do STF rejeitaram, por unanimidade, as acusações relativas ao recebimento de vantagens indevidas relativas a repasses ao diretório do partido em Aracaju (SE) e ao Comitê Financeiro do PSDB em Alagoas.

O QUE DIZ A DEFESA
Para o advogado de Renan, Luís Henrique Machado, não há provas contra o senador. Ele afirma que, dos 3 capítulos da denúncia, 2 foram rejeitados pelo relator do processo no Supremo.

“Em relação ao fato remanescente, o próprio delator [Sérgio Machado, da Transpetro] disse não se recordar de ter pedido doação eleitoral aos doadores, o que demonstra a fragilidade da acusação. Além disso, a Polícia Federal ressaltou que as supostas provas são desencontradas e não se comunicam entre si”, disse.

Por Sabrina  Freire - Poder 360

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: Renan Calheiros se torna réu pela 1ª vez na Lava Jato
Renan Calheiros se torna réu pela 1ª vez na Lava Jato
Por corrupção e lavagem de dinheiro Acusado por esquema da Transpetro Denúncia recebida por turma do STF
https://1.bp.blogspot.com/-0-ZFOdXthxk/Xeb9sYqSA0I/AAAAAAAAHT4/bYU6uXrXTFcWsgyIJoTjyNdqPFfy9VurgCLcBGAsYHQ/s400/Renan-Calheiros-Senado-Plenario-101-1-868x644.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-0-ZFOdXthxk/Xeb9sYqSA0I/AAAAAAAAHT4/bYU6uXrXTFcWsgyIJoTjyNdqPFfy9VurgCLcBGAsYHQ/s72-c/Renan-Calheiros-Senado-Plenario-101-1-868x644.jpg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/renan-calheiros-se-torna-reu-pela-1-vez.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2019/12/renan-calheiros-se-torna-reu-pela-1-vez.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar