O Lance Político entrevistou com exclusividade o engenheiro, empresário e presidente do Democratas em Sergipe, José Carlos Machado, quadro político qualificado e extremamente respeitado, até por seus adversários. Machado respondeu os nossos questionamentos com a lucidez, tranquilidade e experiência de quem já exerceu os cargos de deputado estadual e federal, vice-governador do Estado e vice-prefeito de Aracaju.
Sobre a pré-candidatura do deputado Gilmar Carvalho, Machado declarou que o mesmo tem o aval de ACM Neto, desde que ele tenha viabilidade eleitoral e consiga realizar a sua transferência para o Democratas. Mas dentro do partido se ventila o nome da delegada Georlize Teles. Além dela, outras alternativas estão sendo analisadas.
Em caso da não viabilidade de uma candidatura própria, o DEM estará disposto a realizar alianças com outros partidos, exceto o PT.
Em relação as declarações dos vereadores democratas; Vinicius Porto e Juvêncio, em que ambos declararam que seguirão apoiando Edvaldo, independentemente da posição do Partido. Machado deixou um conselho - Manda o bom senso, a política é uma ação pública, que interesses e opiniões pessoais devem ser deixadas de lado. Que pensem, sobretudo, no fortalecimento do partido.
Lance Político - Como o Democratas está se preparando para o pleito eleitoral deste ano de 2020?
JCM- O partido recebeu orientação para trabalhar pré-candidatura própria em Aracaju.
Lance Político - O deputado Gilmar Carvalho tem o aval de ACM Neto para se filiar ao DEM? Além de Gilmar, o partido tem um plano B?
JCM- Há uns noventa dias atrás na companhia de Gilmar, estivemos com ACM Neto, em Salvador. Lá discutimos a possibilidade do ingresso de Gilmar na legenda para disputar o mandato de prefeito de Aracaju. Foram colocadas as dificuldades legais para essa transferência. O Neto foi claro, quando de pronto afirmou: viabilize seu ingresso no DEM e se sua candidatura for viável, o partido pode apoiá-lo. Ele disse na reunião que da parte dele não haveria problema nenhum, pelo contrário, mas que precisaríamos ouvir a senadora e nossos candidatos a vereador. O fato, Gilmar hoje é uma opção, essa hipótese pode não acontecer, pode demorar a acontecer, e manda o bom senso, que tenhamos outras opções. Hoje, dentro do partido se comenta a possibilidade da candidatura da delegada Georlize Teles. Nas conversas questionei e a mesma se mostrou disposta. Outras alternativas estão sendo analisadas.
Lance Político - Como o partido recebe a declaração de Vinicius Porto, de que o mesmo seguirá apoiando Edvaldo, independentemente da posição do Partido. Além dele, Juvêncio reafirmou apoio ao prefeito, qual a posição do DEM?
JCM- Sobre as declarações dos dois vereadores, assim que foram publicadas, liguei para ambos, estranhando as matérias, eles me garantiram que falaram em caráter pessoal. Ambos sabem da intenção do partido em ter candidatura própria. Manda o bom senso, a política é uma ação pública, que interesses e opiniões pessoais devemos deixar de lado. Tenho por ambos amizade e respeito, como o partido não fechou questão sobre candidaturas, aconselho aos nossos vereadores que pensem sobretudo no fortalecimento do partido. Se não viabilizarmos candidatura própria vamos ter que conversar com diversos setores da política.
Lance Político - Há possibilidades de composição com partidos de oposição, como o PSB e o agrupamento do Senador Alessandro Vieira?
JCM- Claro que há, estamos dispostos a conversar com quase todos os segmentos da política, dificuldades mesmo teríamos com o PT. Não se viabilizando candidatura própria, estamos abertos para conversar com todos os segmentos, mas dificilmente com o PT.
Comentários