Servidores de Carira vão às ruas contra atraso salarial e 10 anos sem reajuste

Famílias de vários servidores do nosso município ficaram sem a ceia de Natal devido ao atraso salarial

Compartilhe:


Os servidores públicos municipais de Carira vão às ruas durante um ato público na manhã da próxima segunda-feira, 27, para denunciar o descaso da gestão municipal contra os trabalhadores. Até o momento, parte dos servidores estão sem receber o salário de dezembro e o décimo terceiro. Além disso, a categoria amarga 10 anos sem reajuste salarial.

O ato, realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carira, filiado à FETAM Sergipe e à CUT/SE, terá início às 8h com concentração na Praça Jose Durval de Matos, de onde os trabalhadores sairão em caminhada a fim de dialogar com a população acerca da grave situação a que estão submetidos.  A realização do ato foi aprovada por unanimidade durante assembleia geral da categoria, ocorrida no último sábado, 18.

“Famílias de vários servidores do nosso município ficaram sem a ceia de Natal devido ao atraso salarial. Essa situação não afeta apenas os servidores e suas famílias, mas toda a sociedade. Até o comércio local fica prejudicado”, lamentou presidente do sindicato, Valtenilson Santos Silva, ressaltando que os atrasos salariais são recorrentes e que o mês de novembro de 2019, por exemplo, foi pago apenas no final de dezembro.

A presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (FETAM Sergipe), Itanamara Guedes, destaca que a luta pelo reajuste salarial anual de todos os servidores municipais é uma bandeira de luta da entidade, que congrega sindicatos da base municipal.

“A defesa da valorização salarial é uma das principais bandeiras da campanha permanente da FETAM Sergipe ‘Qualidade no serviço público: A gente faz nossa parte, prefeito faça sua’. Ao longo de 2019 realizamos uma série de atividades e intervenções a respeito da garantia mínima constitucional de reajuste salarial para os servidores públicos municipais, mesmo com uma difícil conjuntura. E em 2020, permaneceremos em luta”, apontou Itanamara.

Valtenilson explica que em Carira, como em outras cidades sergipanas, o Fundo de Participação dos Municípios está bloqueado por conta de falhas na gestão de recursos do próprio município. Porém, lembra o sindicalista, o município recebeu cerca de 4 milhões do FUNDEB desde 1 de dezembro. “Mesmo com este volume recurso em caixa, a prefeitura não pagou boa parte dos servidores que atuam na pasta da educação, a exemplo de vigilantes, merendeiras, auxiliar administrativo, entre outros. Isso é injustificável!”, lamenta o presidente do sindicato.

Outra grave situação diz respeito ao congelamento dos salários. Os servidores municipais estão há 10 anos sem reajuste.  Por este motivo, o salário base da categoria – seja para nível fundamental, seja para nível médio – é de R$ 510, que equivale a menos da metade do salário mínimo previsto para 2020, que é de R$ 1.045. 

Itanamara Guedes, presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (FETAM Sergipe) destaca a inconstitucionalidade da medida. “O Artigo 7º, Inciso IV, da Lei máxima do Brasil, nossa Constituição Federal, assegura que nenhum trabalhador pode ter salário inferior ao mínimo”, apontou, destacando que o mesmo artigo prevê que o salário seja reajustado anualmente com um percentual de, no mínimo, o valor da inflação do ano anterior.


Diálogo com a gestão

“Nestes últimos três anos, a gestão municipal não tem se negado a receber a categoria, porém, apesar de escutar as demandas dos trabalhadores, não avança nas negociações e não soluciona os problemas apresentados por nós servidores municipais”, avaliou o presidente do sindicato.




Assessoria

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: Servidores de Carira vão às ruas contra atraso salarial e 10 anos sem reajuste
Servidores de Carira vão às ruas contra atraso salarial e 10 anos sem reajuste
Famílias de vários servidores do nosso município ficaram sem a ceia de Natal devido ao atraso salarial
https://1.bp.blogspot.com/-l-zVwd01q5I/XibxulpHLnI/AAAAAAAAHsI/fwx9I3ll7x0_cwqRT6NZPvXCWdIbtl3dwCLcBGAsYHQ/s320/WhatsApp%2BImage%2B2020-01-21%2Bat%2B09.38.13.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-l-zVwd01q5I/XibxulpHLnI/AAAAAAAAHsI/fwx9I3ll7x0_cwqRT6NZPvXCWdIbtl3dwCLcBGAsYHQ/s72-c/WhatsApp%2BImage%2B2020-01-21%2Bat%2B09.38.13.jpeg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2020/01/servidores-de-carira-vao-as-ruas-contra.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2020/01/servidores-de-carira-vao-as-ruas-contra.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar