O Ministério da Saúde divulgou, na tarde desta sexta-feira (06/03), que 13 casos do novo coronavírus já foram confirmados no Brasil. Há registros em São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Bahia (1). Um caso, que deu positivo nos exames iniciais, ainda está em apuração no Distrito Federal.
Na tarde desta sexta, foram confirmados quatro novos casos, todos em São Paulo. Nesta manhã havia sido confirmado também o caso na Bahia.
Segundo o Ministério da Saúde, há transmissão local registrada a partir do primeiro caso confirmado no Brasil. Duas pessoas ligadas ao homem de 61 anos — a principal suspeita é de que sejam parentes dele — foram diagnosticadas com a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Ainda não há a chamada "transmissão comunitária" — quando o vírus circula no país e não se consegue mais rastrear a origem dos casos —, mas o surgimento dela é "questão de dias", disse em entrevista coletiva o secretário substituto de Vigilância em Saúde do ministério, Julio Henrique Rosa Croda.
Nenhum dos brasileiros diagnosticados com a doença apresentou sintomas graves. Conforme o Ministério da Saúde, os casos estão com quadro clínico bom — a adolescente de 13 anos é considerada assintomática ,por não apresentar sinais da covid-19, apesar de estar com o vírus.
Os pacientes, que não tiveram suas identidades divulgadas, permanecem por, ao menos, 14 dias em quarentena em suas casas — a medida é orientada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo balanço mais recente do ministério, o número de casos suspeitos ainda em investigação subiu para 768.
Fonte: BBC
Comentários