Bancada do PT no Senado se posiciona sobre votação do projeto de socorro aos estados e municípios

Compartilhe:



O PT foi totalmente contrário aos dispositivos do PLP 39/2020 e PLP 149/2020 de vedação às despesas de pessoal durante a pandemia. Fizemos diversas reuniões pra tratar a matéria, inclusive envolvendo nossos governadores. Até por isso, o Líder do PT, Senador Rogério Carvalho apresentou a Emenda 103 para assegurar a EXCLUSÃO INTEGRAL do art. 8º do Substitutivo, que traz a proibição de reajustes, entre outras vedações (Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8103556&disposition=inline).

O PT compreende que cabe ao Congresso Nacional aprovar medidas de enfrentamento da pandemia, e não de reforço da austeridade fiscal, política que comprovadamente vem dando errado e piorando o cenário econômico e social do Brasil.

Por essa razão, o PT no Senado já havia se manifestado contrariamente ao pacote fiscal do governo (PECs 186, 187 e 188) e atuou para que não houvesse votação dessas matérias, por meio de audiências públicas, votos contrários em separado, entre outras ações no Parlamento. A estratégia se mostrou acertada e as PECs não foram votadas, contrariamente ao que o governo e sua base de apoio pretendiam. Entre outras questões, a PEC 186 autorizava redução de até 25% da remuneração dos servidores. Tais medidas são instrumentos para o governo cumprir o teto de gasto da EC 95/2016, regra fiscal que o PT no Senado vem combatendo por meio de um conjunto de propostas, inclusive a de sua revogação imediata.

O PT sempre combateu os projetos dos governos Temer e Bolsonaro que implicam redução de Direitos dos Trabalhadores e dos Servidores. Sempre em conjunto com os movimentos sociais e partidos de Oposição, fizemos cerrada obstrução à Reforma Trabalhista de 2017, combatemos de forma implacável as Reformas da Previdência dos Governos Temer e Bolsonaro e, mais recentemente, fizemos caducar a MP 905 (Contrato Verde Amarelo), que prejudicava todos os trabalhadores brasileiros.

Não foi diferente no caso do PLP 39 (o PLP 149/2020 foi declarado prejudicado).

Como cada partido de Oposição dispõe de apenas um Destaque (partes do texto votadas em separado), os temas a serem destacados são divididos entre os partidos. Esta é uma estratégia usual para que não haja o destaque em apenas um tema, deixando de tratar de outros pontos relevantes.

O art. 8º foi destacado por um dos partidos de Oposição. O PT destacou a redistribuição dos valores repassados aos estados e municípios, que permitiu que mais recursos sejam transferidos aos estados, ao mesmo tempo em que os municípios contarão com a suspensão do pagamento de suas dívidas previdenciárias, mantendo-se o valor previsto originalmente.

No processo de votação, os partidos que destacaram temas associados a vedações de despesas de pessoal decidiram retirar seus destaques.

Importante ressaltar que o PLP 39/2020, aprovado pelo Senado, representa uma vitória dos Estados, DF e Municípios brasileiros e uma esperança para os servidores estaduais, distritais e municipais de receberem salários. Isso porque os entes subnacionais receberão R$ 60 bilhões em quatro parcelas, valor significativamente maior do que o governo defendia originalmente. Este valor permitirá que estados e municípios mantenham suas políticas de enfrentamento da pandemia de Covid19 e paguem os salários dos servidores públicos, o que poderia não ocorrer diante da enorme queda de arrecadação em razão dos efeitos econômicos da crise sanitária em curso.

Encaminhadas as questões federativas, a Câmara dos Deputados terá a oportunidade de debater com profundidade todos os aspectos do PLP 39/2020, sobretudo as questões de legítimo interesse dos servidores públicos.

Nas ruas e nos espaços institucionais, o PT segue firme na defesa das servidoras e servidores e das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Brasília, 3 de maio de 2020.



BANCADA DO PT NO SENADO FEDERAL

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: Bancada do PT no Senado se posiciona sobre votação do projeto de socorro aos estados e municípios
Bancada do PT no Senado se posiciona sobre votação do projeto de socorro aos estados e municípios
https://1.bp.blogspot.com/-hj4_2A7bzak/XrAW2nlAquI/AAAAAAAAIO8/ZTcStGUE5TsYzEwMVkiB2kFd7ZdFkuLGgCLcBGAsYHQ/s320/rogerio_carvalho_perfil.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-hj4_2A7bzak/XrAW2nlAquI/AAAAAAAAIO8/ZTcStGUE5TsYzEwMVkiB2kFd7ZdFkuLGgCLcBGAsYHQ/s72-c/rogerio_carvalho_perfil.jpg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2020/05/nota-publica-sobre-posicao-da-bancada.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2020/05/nota-publica-sobre-posicao-da-bancada.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar