Na alese, secretário do Turismo faz balanço da gestão e apresenta ações para a retomada do setor

Para 98% das pessoas que vêm ao estado dizem que suas expectativas foram atendidas ou superadas e que recomendariam Sergipe a amigos e parentes

Compartilhe:

 

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, apresentou na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela pasta e falou sobre ações para a retomada da atividade turística no pós-pandemia. A apresentação foi proposta pelo deputado estadual Capitão Samuel (PSC), e aprovada pelos demais parlamentares.

Durante a explanação, Sales Neto demonstrou aos deputados estaduais a importância do turismo, como uma das principais atividades econômicas de Sergipe. O secretário disse também que o turismo em Sergipe é majoritariamente regional e nacional e apresentou dados de uma pesquisa realizada pela FGV em 2018, afirmando que a maior parte dos turistas que visitam o estado são das regiões Nordeste e Sudeste, sendo Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe os cinco principais estados emissores. “Por isso estamos prevendo que a nossa retomada será com a movimentação turística local e regional. A infraestrutura turística cativa o público que visita Sergipe e cerca de 98% das pessoas que vêm ao estado dizem que suas expectativas foram atendidas ou superadas e que recomendariam Sergipe a amigos e parentes”, observou.

Foi destacado que apenas nos setores de hospedagem e alimentação, o turismo gera R$ 1,2 bilhão, o que representa  a participação no Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe em 3,2%, além de gerar 7.140 empregos com carteira assinada, de acordo com divulgados pelo IPEA. O secretário lembrou que o setor estava em ascensão em Sergipe antes da pandemia. “Com a atração de novos voos, viabilizados pelo decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas com a redução de ICMS sobre o querosene de aviação, em julho de 2019, e os dados apresentados pela AENA Brasil, constatamos o crescimento do fluxo de passageiros foi o melhor dos últimos 10 anos. Além disso, em setembro de 2019 foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju, a ABIH-SE e a CVC para alavancar o turismo sergipano, por isso, acreditamos que o aumento de passageiros que movimentou o aeroporto de Aracaju, demonstra que essa ação surtiu efeito”, disse Sales Neto.

Sales dedicou parte da sua apresentação para tratar sobre as medidas de isolamento social que afetaram duramente o turismo, apresentando uma pesquisa realizada pela UFS, que ouviu representantes de 76 empreendimentos turísticos de Aracaju. O secretário demonstrou que 57,8% das pessoas entrevistadas tiveram seu faturamento reduzido entre 76% e 99%; e 49% acreditam que a recuperação do faturamento perdido só ocorrerá em 2021. A pesquisa afirma ainda que as empresas demitiram 405 colaboradores até o dia 15 julho de 2020 devido à crise. Nestes casos, 77% das demissões ocorreram no setor de hotelaria, e 47% dos hotéis tiveram 100% de suas reservas canceladas.



O secretário apresentou outra pesquisa, desta vez, realizada pelo site especializado em turismo, Panrotas e pela consultoria Mapie. Nesta, foi mapeado que o Nordeste aparece como destino mais desejado pelos brasileiros no cenário de retomada do turismo, com 26,8%. “Em um primeiro momento o turismo regional é o preferido pelos viajantes, o que significa mais viagens de carro, em consonância com o perfil do turista que visita Sergipe. A demanda estará diretamente relacionada à segurança sanitária do destino, com adoção de protocolos de biossegurança. Será fundamental para fazer com que o turista se sinta seguro no nosso estado, sabendo que terá a sua saúde preservada” afirmou o secretário que recebeu das mãos do Deputado Zezinho Sobral, um medalhão comemorativo aos 30 anos da constituição de Sergipe.

Ações não pararam

Sales Neto afirmou ainda que mesmo com a pandemia, a Secretaria de Turismo não parou. A crise foi transformada em oportunidade para revisar o planejamento, antecipar tendências e se mobilizar para tomar medidas de adaptação e de estruturação de novos produtos para o fortalecimento do destino. “Aproveitamos para realizar algumas ações nesse período, como reuniões com o trade turístico; planejamento colaborativo com o setor público, privado e o terceiro setor; reuniões do Fórum Estadual de Turismo (FORTUR), com representantes de diferentes segmentos, afinal, o fórum é a nossa instância máxima de governança. Tivemos reuniões de parceria para a retomada com ABIH-SE, Sebrae-SE, Abrasel-SE, entre outros, além de reuniões virtuais com operadoras de turismo como a CVC, Agaxtur, Visual, Orinter e New It. Também realizamos treinamentos virtuais com centenas de agentes de viagens”, disse.

Foi pontuado o constante diálogo entre a pasta e o trade turístico para a criação de novos produtos. Ele citou roteiros como a Rota da Farinha, onde já existe o turismo ecológico, e pretende, em um futuro próximo, agregar as casas de farinha da região. “É a tendência do turismo de experiência e são novas ideias que estão surgindo durante a pandemia”, lembrou o secretário, frisando que a Embrapa já demonstrou interesse em conhecer o roteiro. 

As obras de infraestrutura turística também foram lembradas. “Temos na Orla Sul de Aracaju, um empreendimento que vai impactar positivamente nosso turismo e é uma das prioridades do Governador Belivaldo Chagas. É uma obra que irá promover mobilidade e respeito ao meio ambiente. Além disso, o Centro de Convenções vai ser importante para o turismo de negócios. Estamos pensando também na criação de infraestrutura náutica, como a construção de atracadouros. Só vamos conseguir alavancar o turismo com a promoção do destino, e isso só acontecerá com a colaboração de todos os agentes públicos. Por isso, aproveito a oportunidade para pedir o apoio dos senhores deputados”, finalizou Sales Neto. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, parabenizou o secretário Sales Neto pelo entusiasmo à frente da pasta e por desenvolver novas propostas para alavancar o turismo do estado. “Se nós e o governo começarmos a pensar diferente e investir mais em alguns setores, nós teremos condições de ter mais turistas”, apontou Luciano.



Fonte: Setur

Comentários

Nome

.Economia,4,.Mercosul,3,.Servidores,1,#Aracaju,4,#Coronavírus,12,#Corrupção,4,#Eleições 2020,26,#Estou Pronto,1,#Justiça,3,Amazônia,5,Brasil,45,Economia,55,Esporte,1,politica,17,política,151,Saúde,30,segurança pública,34,Sergipe,71,
ltr
item
Lance Político: Na alese, secretário do Turismo faz balanço da gestão e apresenta ações para a retomada do setor
Na alese, secretário do Turismo faz balanço da gestão e apresenta ações para a retomada do setor
Para 98% das pessoas que vêm ao estado dizem que suas expectativas foram atendidas ou superadas e que recomendariam Sergipe a amigos e parentes
https://1.bp.blogspot.com/-YUzsi0d0w7c/XzUmmGKeRzI/AAAAAAAAIuk/7wUElNTAnCQlrvLZzhUZOlZfMuaZf6UVACPcBGAYYCw/s0/mobile_ed61ff27864d477b5b27f23223e96c5c.jpeg
https://1.bp.blogspot.com/-YUzsi0d0w7c/XzUmmGKeRzI/AAAAAAAAIuk/7wUElNTAnCQlrvLZzhUZOlZfMuaZf6UVACPcBGAYYCw/s72-c/mobile_ed61ff27864d477b5b27f23223e96c5c.jpeg
Lance Político
https://www.lancepolitico.com.br/2020/08/na-alese-secretario-do-turismo-faz.html
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/
https://www.lancepolitico.com.br/2020/08/na-alese-secretario-do-turismo-faz.html
true
4895814879121562046
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar